Atividades Especiais

Sem custo adicional e apropriadas  para cada faixa etária, as atividades especiais estimulam a criatividade, aprimoram o raciocínio e o senso crítico além de aumentarem a assimilação de conceitos abstratos.

Ballet, Judô, Capoeira, Inglês, Psicomotricidade Relacional, Musicalização, Informática, Orientação Nutricional

 

Clique nas imagens para ampliá-las.

 

Ballet

Para turmas de Infantil 3, 4 e 5

Os benefícios do ballet clássico vão muito além dos aspectos físicos, ele faz bem à alma.

Exercitado através da música clássica, o ballet desperta emoções, libera tensões pelo esforço físico e mobiliza os sentimentos. Desperta em seu praticante ritmo, disciplina, confiança, aumenta sua auto-estima, o conhecimento corporal ,a concentração e memorização, combate a timidez, estimula o trabalho em grupo, desenvolve a musicalidade e agilidade mental.

Em nossa escola trabalhamos o pré-ballet, através de atividades lúdicas onde estão inseridos movimentos que serão futuramente usados no aprendizado da técnica pura do ballet.

Judô

Para turmas de Infantil 3, 4 e 5

O judô é um instrumento eficaz para o auxílio do desenvolvimento motor, mental e emocional durante a infância.

Com uma didática lúdica, recreativa e adaptada a maturação dos alunos, o judô desenvolve na criança sua concentração, disciplina, educação e limites, aliado ao trabalho de tonificação muscular, equilíbrio, alongamento e coordenação motora.

Inglês

Para turmas de Infantil 3, 4 e 5

O contato com o inglês desde a Educação Infantil propicia uma aprendizagem mais efetiva do idioma, bem como o desenvolvimento de um relacionamento natural com seu vocabulário e estruturas da língua.

Em nossa escola as aulas de inglês acontecem três vezes na semana e têm como objetivo despertar o interesse da criança pelo idioma, respeitando o universo infantil. O aprendizado acontece num contexto natural e espontâneo, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, que guardam relação com o cotidiano de nossos alunos.

Através de situações em sala de aula e de projetos de integração interdisciplinar, apresenta-se às crianças cards, vídeos, gravuras, músicas, jogos e brincadeiras variadas, que promovem o enriquecimento do vocabulário, a descoberta das variedades culturais existentes, ampliando a visão de mundo dos alunos.

Ambientação Digital

Para as turmas de Infantil 3, 4 e 5

Procurando aprimorar o atendimento na área educacional, a escola ministra semanalmente aulas de informática a seus alunos. O currículo oportuniza a junção do ensino do mundo digital aos conteúdos pedagógicos trabalhados em sala de aula. As crianças aprendem a usar o computador como um companheiro, uma ferramenta que as auxiliará não só a compreender mas também a desenvolver e a criar.

Através de atividades e jogos direcionados à aprendizagem os alunos desenvolvem sua compreensão, raciocínio lógico, interpretação e aprimoram sua coordenação.

Psicomotricidade Relacional

Para as turmas de Infantil 1 e 2

A Psicomotricidade relacional caracteriza-se por ser uma prática educativa, de caráter preventivo. Auxilia de modo significativo no desenvolvimento dos aspectos motor, cognitivo, afetivo, social e relacional da criança. Consiste em criar um espaço de liberdade propício aos jogos e brincadeiras, para que o aluno possa expressar espontaneamente todas as suas necessidades e potencialidades.

Entre os principais objetivos da Psicomotricidade relacional destacam-se: promover a autonomia, estimular a criatividade, contribuir para a socialização, promover a elevação da auto-estima, desenvolver aspectos psicomotores, estimular o ajuste positivo da agressividade, facilitar a aceitação de limites e frustrações, proporcionar um espaço para relações afetivas e para o alívio das tensões, permitir a vivência de valores éticos na convivência em grupo.

Capoeira

Para as turmas de Infantil 1 e 2

A Capoeira é uma atividade física completa , desenvolve na criança habilidades que vão além das capacidades motoras, propicia também conhecimento cultural.

Em nossa escola a capoeira é trabalhada de forma lúdica, assim, brincando, as crianças tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo.

Durante as aulas, movimentações auxiliam no desenvolvimento da psicomotricidade, da lateralidade, da coordenação dos movimentos, levando a criança a situar-se no espaço e a dominar o tempo.

Musicalização

Para todas as turmas

O trabalho de musicalização infantil na escola é um poderoso instrumento de aprendizagem que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como concentração, memória, esquema corporal, acuidade auditiva e disciplina. A música torna a escola um lugar mais alegre e receptivo ajudando na socialização das crianças em seu grupo escolar.

Orientação Nutricional

Para todas as turmas

O centro de educação infantil Porto Seguro conta com o trabalho da nutricionista Dra Amélia Gomes, CRN8 1837, especialista em terapia nutricional, que além de zelar pela segurança alimentar das refeições produzidas na escola, e confeccionar um cardápio mensal atualizado e variado, faz trabalhos de educação nutricional, culinárias naturais, conscientização alimentar com as crianças e com os pais, atividades lúdicas de educação nutricional, atendimento individual aos pais e palestras. Desde cedo, as crianças aprendem de maneira simples e divertida a se alimentar com prazer e com a inclusão diária de frutas e verduras. Também tem uma atenção especial aos alunos do período integral, ensinando a montagem de pratos coloridos e equilibrados, dando aos pequenos a noção de como comer diariamente, para garantir os nutrientes necessários ao seu crescimento.

Oficinas Período Integral

No contra-turno as oficinas de Yoga, artes, educação ambiental, Tip Tep e educação emocional complementam as atividades do período integral garantindo a ludicidade como fundamental para a infância.

Comments are closed.