Berçário

Uma proposta educacional consistente baseada em princípios de SERIEDADE, COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO vem sendo desenvolvida em nossa escola desde 1981. Ela se concretiza nas atividades diárias que visam o desenvolvimento harmônico das potencialidades do bebê. Cuidados afetivos, estéticos, higiênicos, psicológicos, pedagógicos e nutricionais provêm nosso berçário de condições para atender às particulares exigências desta etapa do desenvolvimento.

As berçaristas levam em conta as necessidades de afeto, segurança, alimentação, repouso e aprendizagem, bem como pautam a rotina do bebê de acordo com as informações fornecidas pelas mães.

O atendimento é quase individualizado, garantindo dessa forma uma intensa relação de cuidados, trocas de afeto que possibilitam o desenvolvimento da inteligência.

Espaço Físico

Nosso berçário foi especialmente projetado para atender em seus diversos ambientes bebês a partir de 4 meses, garantindo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social. Um ambiente aconchegante, arejado, seguro e, ao mesmo tempo, cheio de estímulos, permite ao bebê aventurar-se nele, descobri-lo, descobrir-se e descobrir aos outros.

Contamos com um plano de prevenção de acidentes que oferece piso emborrachado nas salas de estimulação, tomadas fora do alcance dos bebês, ausência de brinquedos com peças pequenas e de objetos perfurantes.

As salas possuem visores para observação das crianças.

Através do sistema de câmeras, direção e coordenação monitoram o ambiente em tempo integral. As câmeras estão espalhadas pelas diversas salas do berçário, permitindo maior tranquilidade aos pais, já que são filmados todos os momentos de atividades dos bebês.

A circulação é restrita aos profissionais da área e aos pais em visita a seus filhos durante o período de adaptação. As berçaristas utilizam sapatilhas cirúrgicas, mantendo a higiene do piso.

O berçário possui áreas separadas para amamentação, descanso, higiene, confecção dos alimentos, alimentação, banho de sol e estimulação dos bebês.

Para garantir conforto térmico aos bebês, o berçário possui sistema de aquecedores acionados nos dias frios e de ventilação nos dias quentes.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Profissionais

Nossa equipe é formada por pedagogas e enfermeira preservando um olhar para a educação aliado aos cuidados com a saúde.

Cursos de primeiros socorros para atender eventuais emergências e convênio com a empresa Saúde Escolar garantem o bem estar e a segurança de todos.

Cursos de Alimentação

Planejada pela Nutricionista, a dieta objetiva suprir as necessidades nutricionais para manutenção da vida e da saúde dos bebês, respeitando e obedecendo a individualidade de cada um .A introdução alimentar é realizada de acordo com a orientação do pediatra.

Preparada com ingredientes frescos e de qualidade, a dieta segue um cardápio próprio para cada fase do desenvolvimento respeita , quando necessário, as restrições específicas de forma saudável, natural e nutritiva.

Oferecemos as refeições principais em salas adequadas para alimentação. Almoço, jantar e lanches conforme a permanência e as necessidades da criança incluindo, gradativamente, sopas e alimentos sólidos atendendo desta forma a fase de transição alimentar da criança.

Para controle da família é anotado diariamente na agenda escolar todos os dados sobre a alimentação, como quantidade e aceitação ou não de determinado alimento.

Mensalmente são realizados exames antropométricos para garantir que os bebês estejam se desenvolvendo de forma saudável.

Fisioterapia para os Bebês

A Pré-Escola Porto Seguro conta com o serviço de fisioterapia para os bebês.

Quais os ganhos que o seu filho terá com a fisioterapia na escola?

Sabe-se que a partir do nascimento, sob o aspecto anatômico, o ser humano apresenta quase toda a estrutura do sistema nervoso formada, porém as conexões funcionais entre as células nervosas, os neurônios, permanecem “inativas”, pois não foram estabelecidas determinadas atividades cerebrais que pudessem desencadear as necessárias conexões ou sinapses.

O processo de amadurecimento permite que a quantidade e a qualidade das aprendizagens alcançadas pela criança seja maior. Porém, o amadurecimento cortical somente ocorrerá por meio das experiências diversas que forem vivenciadas e captadas pela criança através dos estímulos ambientais.

Assim sendo, os programas de estimulação precoce orientam e aprimoram o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, sendo de fundamental importância sua aplicabilidade nos primeiros anos de vida.

No decorrer do trabalho da fisioterapia na escola inicialmente será avaliado o desenvolvimento motor das crianças, na sequência serão desenvolvidos programas de estimulação, visando aprimorar os aspectos motores e assim melhorando o desenvolvimento cortical das crianças. A estimulação é realizada de maneira lúdica e adaptada de acordo com a faixa etária. Também faz parte deste trabalho a orientação às atendentes, professoras e pais a respeito do desenvolvimento motor infantil.

Estimulação

Nossos bebês recebem diferentes estímulos sensoriais, motores, afetivos e cognitivos para desenvolver suas habilidades.

Músicas, histórias, brincadeiras verbais e não verbais são utilizados como recursos para incentivar o desenvolvimento infantil.

Turmas

Respeitamos a fase de desenvolvimento de cada bebê, por este motivo as turmas são subdivididas de acordo com o período de evolução de cada um.

Berçário 1: de 4 meses à preparação da posição sentada

Berçário 2: aquisição da posição sentada até mobilidade e preparação da posição em pé

Berçário 3: bebês bípedes até andar com firmeza e rapidez

Visite-nos

Venha conhecer nossa estrutura de Berçário. Você é muito bem-vindo(a) em nossa escola.

Comments are closed.